Páginas

domingo, 10 de maio de 2009

Raio-X da Série B


Começou nessa sexta-feira a segunda divisão do Campeonato Brasileiro que esse ano, mais uma vez, conta com um time grande, o Vasco. E a tarefa não vai ser fácil. Os clubes se reforçaram e o nível está superior ao do ano passado, por exemplo. Clubes tradicionais como Portuguesa, Ponte Preta e Paraná disputarão com novatos como Duque de Caxias, Campinense e Atlético Goianiense o sonho de conquistar o acesso.


A
BC (RN)


Análise: Muito forte em seu estádio, o Frasqueirão, onde ano passado teve apenas três derrotas. Por outro lado tem um fraco retrospecto como visitante. Se resolver este problema, pode surpreender.


Destaques: Os atacantes Waldir Papel (ex-Vasco e Madureira) e Moré (ex-Bahia) e o volante Sandro (ex-Cruzeiro)


Time-base: 3-5-2: Raniere; Fabiano, Ben Hur e Gaúcho; Simão, Rogério (Erandir), Maquinhos Mossoró, Sandro e Rogerinho (Beto); Moré e Waldir Papel
Técnico: Heriberto da Cunha


América (RN)

Análise: Mal no Campeonato Potiguar, teve problemas extracampo. Ciel (ex-Flu) foi contratado mas já dispensado por ter sido preso ao agredir uma garota de programa. Além disso, dispensou 6 jogadores por mal comportamento. Deve brigar para não cair.


Destaques: Souza (ex-Fla) e Rinaldo (ex-Fortaleza).


Time-base: 4-4-2: Weverton; Breno, Plínio, Luis Henrique e Diego; Alexandre, Chapinha, Marcelinho e Souza; Sandro Hiroshi e Rinaldo.
Técnico: Guilherme Macuglia


Atlético Goianiense

Análise: Campeão da Série C do ano passado e vice do Goiano em 2009, o time comandado por PC Gusmão, que joga pela primeira vez a Série B, tem tido bons desempenhos e crescido de produção. Deve ficar no meio da tabela.


Destaques: Anaílson (ex- São Caetano)


Time-base: 4-4-2: Márcio; Rafael Cruz, Jairo, Gil e Chiquinho; Robston, Jair, Pituca e Lindomar; Marcão e Anaílson.
Técnico: PC Gusmão


Bahia

Análise: Campeão Brasileiro de 1988 e vice do Baiano esse ano, é um dos atrativos da Série B. Com a reforma do Estádio de Pituaço a torcida , que não compareceu ano passado pois o clube mandava os jogos em Feira de Santana, voltou a ser presente e tem empurrado o time comandado pelo eficiente Alexandre Gallo. Conta com jogadores experientes e promessas em seu elenco. Deve voltar para a Série A em 2010.

Destaques: Patrício, Leo Medeiros, Reinaldo Alagoano e Beto(ex-Flu).


Time-base: 4-4-2: Marcelo; Patrício, Nen, Evaldo e Rubens Cardoso; Élton, Leandro Almeira, Alex Maranhão e Leo Medeiros; Beto e Reinaldo Alagoano
Técnico: Alexandre Gallo



Bragantino

Análise: Após o décimo lugar no Paulistão, a palavra-chave em Bragança é renovação. Jogadores como Adãozinho de 40 anos e Sergio Manoel, 36, foram dispensados. Não chegaram reforços ainda, logo, deve brigar para não cair.

Destaques: Moradei e Nunes.

Time-base: 3-5-2: Gilvan; César Gaúcho, Gabriel e Cadu; Thiago Almeida, Moradei, Somália, Bill e João Paulo; Malaquias e Nunes
Técnico: Marcelo Veiga


Brasiliense

Análise: Sempre incomodando, o time do Distrito Federal mais uma vez aposta em veteranos. A soma da idade de 4 jogadores (Iranildo, Fábio Júnior, Fábio Braz e Edinho) é de 123 anos. Não deve incomodar, meio de tabela para eles!

Destaques: Iranildo e Fábio Júnior.

Time-base: 4-4-2: Guto; Júlio Cesar, Álison, Moacir e Edinho; Coquinho, Juninho, Adrianinho e Iranildo; Ricardinho e Fábio Júnior
Técnico: Roberval Davino


Campinense

Análise: A torcida até hoje comemora o acesso para a Série B, conquistado ano passado, mas é bom começar a se preocupar. O time não foi bem no Paraibano, parando nas semifinais nos 2 turnos. Dificilmente seguirá na Segundona.

Destaques: Ailton (ex-Werder Bremen)

Time-base: 4-4-2: Pantera; Gustavo, Emerson, Márcio Paraíba e Fernandes; Rodrigo Broa, Lessandro, Márcio Souza e Washington; Ailton e Fabio Junior.
Técnico: Ferdinando Teixeira


Ceará

Análise: Não foi bem no Cearense e mudou tudo. Mudou de técnico, dispensou meio time e contratou mais um monte, a maioria jogadores medalhões. A parte boa é a torcida apaixonada. Deve ficar no meio da tabela.

Destaques: Alberto (ex-Santos) e Geraldo (ex-Náutico).

Time-base: 4-4-2: Adílson, Boiadeiro, Heleno, Fábio Fidelis e Marcel Silva; Fabio Gomes, Michel, Chicão e Alex Gaibu; Sérgio Alves (Marcelo Brás) e Alberto.
Técnico: Zé Teodoro


Duque de Caxias

Análise: Sinceramente, será figurante da Série B. Já vai entrar sabendo que deve cair, após campanha pífia no Carioca. Para piorar, seu estádio foi vetado e terá que jogar em Volta Redonda, consequentemente, com públicos no nível de sua performance no estadual.

Destaques: Edvaldo e Eduardo Telles.

Time-base: 4-4-2: Borges; Arilson, Eduardo Telles, Tinoco e Alan; Juninho, Léo Oliveira, Pingo e Cadu (Geovani); John e Edvaldo
Técnico: Rudney Gonçalves

Figueirense

Análise: Precocemente eliminado do Catarinense, teve mais de um mês de preparação para a disputa da Segundona. Aproveitou o tempo para se reforçar de jogadores úteis como Kassio, jovem talento emprestado pelo Sport. Com o seu ótimo técnico, pode sonhar com o acesso.

Destaques: Pedrinho e Schwenk

Time-base: 4-4-2: Wilson; Davidson, Bruno Perone, Toninho e William Matheus; Pedrinho, Juninho (Kássio), Bruno Octavio e Lucas; Jairo e Schwenk
Técnico: Roberto Fernandes


Fortaleza

Análise: Boa equipe. faz um bom Estadual e se fizer alguns reforços pode sonhar com o acesso. Sua torcida fará a diferença.

Destaques: Marcelo Nicácio e Rodrigo Mendes

Time-base: 4-4-2: Ricardo; Maizena, Gilmak, Sílvio e Guto; Cleisson, Alvaro, Coutinho e Rodrigo Mendes; Marcelo Nicácio e Bambam.
Técnico: Mirandinha

Guarani

Análise: Rebaixado no Paulistão em campanha medíocre, tentou reforçar o elenco com jogadores de segundo escalão. Vai brigar para não cair, provavelmente em vão.

Destaques: Walter Minhoca e Adriano Gabiru

Time-base: Douglas; Maranhão, Bruno Aguiar, Dão e Andrezinho; Cléber Goiano, Luciano Santos, Rodriguinho e Walter Minhoca; Caíque e Ricardo Xavier
Técnico: Vadão


Ipatinga

Análise: Após o rebaixamento na Série A do ano passado, sumiu do mapa e dos holofotes pois jogou a Segundona Mineira (e conseguiu vencer). O time carece de bons jogadores mas a diretoria prometeu reforços. Se realmente acontecer, deve ficar entre os 10.

Destaques: Diego Silva

Time-base: 4-4-2: Bruno; Cláudio, Matheus, Patrick e Gustavo; Leandro, Leo Oliveira, Lucas e Luis Fernando; Diego Silva e Amilton
Técnico: Marcelo Oliveira


Juventude

Análise: O time de Caxias do Sul conta com sua força no frio estádio de Alfredo Jaconi para tentar voltar à Série A do próximo ano. O clube campeão da Copa do Brasil de 99 não tem o seu melhor elenco em anos. Por essas e outras não chegará longe.

Destaques: Lauro e Walker.

Time-base: Gatti; Cicinho, Juan Perez, Alex Morais e Mineiro; Tiago Renz, Lauro, Walker e Alan; Ivo e Mendes
Técnico: Gilmar Iser


Paraná

4 comentários:

  1. Vasco,Portuguesa,Ponte Preta.

    A 4ª vaga fica entre Figueira e Bahia .

    La embaixo,

    Duque de Caxias,Campinense,América RN e ABC

    ResponderExcluir
  2. Concordo em termos. Pra mim sobem Vasco, Bahia, Portuguesa e Figueirense... a Ponte fica em quinto mesmo. E lá embaixo eu botaria o Guarani.

    ResponderExcluir
  3. Nem tô sabendo muito da serie B, mas ficou excelente esse raio-x aí, parabéns Luccas!

    Chutando muito de longe colocaria Lusa, Vasco, Bahia e Paraná subindo, respectivamente.

    Vasco será vice por questões óbvias! hehe

    Caindo: ABC, Bragantino, America - RN, Campinense.

    Só não boto o Duque aí porque gostaria que eles não caíssem, é bom ter pelo menos um time carioca na serie b!

    ResponderExcluir
  4. /\
    / \
    ||
    ||
    || muito engraçado...
    que otario esse zé ruela

    ResponderExcluir