Páginas

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Ainda não é a hora de Neymar

Como todos que me seguem e convivem comigo sabem, estou estagiando com Lédio Carmona há quatro meses. Entre tantos  aprendizados que tenho por lá, destaco um nesse momento: analisar, através dos comentários, como pensa a maioria das pessoas que nos visita – o que é um número considerável de pessoas, já que é um dos maiores blogs do país (momento merchan).neymar-santos-oeste-292

No texto que “dormiu” (como chamamos o último do dia, o que fica em cima) ontem, os comentários chamaram minha atenção. O post era sobre mais uma goleada do Santos (leia aqui), com direito a novo show de Neymar. Cinco gols e uma partida completa. Lógico que diante de mais uma atuação dessas, seria normal um ou outro pedir o garoto na seleção. O que me espantou é que está virando unanimidade.

Nunca tive pé atrás com esse time. É maravilhoso ver os garotos jogarem, um time repleto de craques, de jogadores habilidosíssimos e que aprenderam a jogar como uma equipe. Ninguém é fominha. A maioria dos gols vem de tabelas, jogadas trabalhadas, ensaiadas, contrariando o que seria normal em um time com média de idade tão baixa.

futebol tec Dunga

Mesmo com a contratação de Robinho, jogador de habilidade inegável e que chegou para comandar esse grupo, quem tem chamado atenção é mesmo Neymar. Joga demais. É mais completo do que Robinho era quando esse apareceu para o futebol no título de 2002. Naquele ano o craque era Diego. Robinho só deslanchou da final em diante. Neymar é cada vez mais unânime entre os fãs de futebol.

Por outro lado, não é a hora de Neymar na Seleção. Tenho um pé atrás quando a discussão é essa. Não só para agora. Aproveitando a comparação que fazem com Messi, digo que se assemelham em uma questão: precisam que o time rode em torno deles para que mostrem todo seu futebol. Neymar consegue isso na equipe armada pelo ótimo Dorival.

 julio_baptista

Messi também conta com esse esquema no Barcelona. Os jogadores estão sempre se movimentando, invertendo o jogo, mantendo a posse de bola, mas a “mágica final” é do Pulga. Maradona se recusa a fazer isso na Seleção Argentina. Utiliza Messi com a mesma importância que Verón, Higuaín, Di Maria ou quem for. Resultado: Messi, pela seleção, não é nem sombra do jogador que encanta o Camp Nou e o mundo.

Reforço minha tese com base nas atuações de Neymar na sub 17. Claro, são coisas totalmente diferentes, mas o Mundial da Nigéria não faz tanto tempo assim. Foi em outubro de 2009, e a seleção com Neymar, P. Coutinho e Zezinho, tida como favorita, decepcionou e caiu na fase de grupos. Neymar só marcou um gol e foi a principal decepção da equipe. 20100205-neymar-brasil

Falei disso no twitter e retrucaram dizendo “Luccas, seu pensamento é coerente, mas qualquer coisa é melhor que Júlio Baptista, Josué e outros brucutus dunguisticos..”. Bem, seguindo esses mesmos aspectos, Júlio Baptista merece a vaga na seleção (essa é a hora que sou xingado). Sim, é reserva da Roma, mas sempre que foi acionado com a amarelinha foi decisivo. Sempre. Vamos usar a final da última Copa América, quando JB entrou como titular. Muitos torceram o nariz, mas o meia foi um dos melhores em campo naquela final contra a Argentina. Não precisa provar mais nada.

Josué, sim, merece estar fora da lista. Nunca correspondeu o que Dunga esperava dele. A única boa partida que vi dele foi na vitória contra o Uruguai nas Eliminatórias, no jogo que Luís Fabiano conquistou sua vaga como titular e não mais largou. E foi só. Mas Neymar não disputa posição com Josué. Para o lugar dele temos Lucas e Hernanes. Ou até mesmo um outro meia, já que Elano e Ramires, já garantidos para a África do Sul, também jogam na posição. Aí entraria Ronaldinho Gaúcho, Alex, Diego...peixeavalanche1-500x183

Neymar é atacante, disputa vaga entre os quatro do ataque. Luís Fabiano, Robinho e Nilmar já estão lá – merecidamente, diga-se de passagem. A outra vaga é de centroavante. Adriano? Ah, aí eu prefiro deixar com Dunga.

Para fechar, Neymar vai ter sua chance depois da Copa. Isso é certo. Que aproveite da melhor forma e me prove que merece ser titular da Seleção. Eu não duvido. Só não é a hora dele.

10 comentários:

  1. Também sigo esse mesmo pensamento. O pessoal tem que ver que o time do Dunga, apesar de contestadíssimo, ganhou tudo (ou grande parte) de tudo que disputou. Pode parecer balela, mas o treinador tem lá suas artemanhas e parece que está bem convicto do que está fazendo. E se não tiver essa convicção toda, está enganando muito bem, e pode angariar uma vaguinha nas telenovelas da TV Globo.

    Mas enfim, eu sou contra toda e qualquer convocação que fuja de jogadores que já "treinaram" com o Dunga. Não é mais a hora de experimentar. Agora é a hora de fazer valer tudo aquilo que foi testado em 4 anos.

    Neymar e Ganso? 2014, com certeza! Por agora, acho prudente que assistam pela TV, pode ser uma experiência, quem sabe...?

    Ahhh... a propósito, e o Ronaldinho hein? Pois é. Ninguém mais lembra dele. Mais um que o Dunga sempre esteve convicto.

    Estou com o Dunga nessa.
    ------------------
    @FilipeDidi

    ResponderExcluir
  2. Seria interessante levar o Neymar para o garoto ir pegando clima de Copa, afinal 2014 ele já será uma realidade. Ao mesmo tempo que deve levá-lo, acho que o Dunga não deve abrir de ninguem, pois o grupo está fechado e vem dando certo isso, prova é a excelente campanha nas eliminatórias.

    No mais, excelente texto que aborda uma questão polêmica e que vai render bastante até a convocação.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Também avalio dessa forma a não convocação de Neymar. Como os amigos sabem, vejo todos os jogos dos brasileiros, pelo menos indiretamente. Se fosse para convocar um dos meninos do Santos, levaria PH Ganso. Os motivos são obvios, no meio campo, na área de armação não temos NENHUM jogador atuando bem, ou seja, caberia Ganso. Se quiserem saber mais das atuações dos 44 selecionáveis, visitem o meu blog - http://www.simplificandofutebol.blogspot.com/


    Grande Abraço Luccas

    ResponderExcluir
  5. Acho que é cedo para pedir-se o Neymar como titular da seleção. Mas já começo a aceitar a hipótese de tê-lo no grupo, assim como o grupo de 1994 teve Ronaldo - então com 17 anos. Pode não ser útil pro Dunga, mas Neymar na África do Sul será útil ao Brasil. Não em 2010, mas em 2014. A experiência de uma Copa do Mundo conta muito. Que Dunga chame apenas dois goleiros, sei lá.

    Ps.: Minha seleção, com os usuais convocados pelo Dunga: Júlio Cesar; Maicon, Lúcio, Juan e André Santos; Elano, Ramires, Kaká e Dani Alvez; Robinho e L. Fabiano.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Olá sou torcedora santista, e acho sim precipitado colocar o Neymar na Seleção. Acho q ele ainda vai amadurecer bastante ... ele é um excelente jogador, com certeza se continuar apresentando o futebol que tem apresentado nos ultimos jogos, na próxima copa estará convocado.. eu defendo o Júlio Baptista na seleção, ele da força ao time ... parabens pelo seu blog XD

    ResponderExcluir
  8. Luccas, fazendo uma média histórica do numero de jogadores utilizados numa copa do mundo, dentre os 25 convocados, as seleções brasileira utilizaram no máximo 16. ou seja, ficam nove assistindo de camarote, ou ganhando experiencia, treinando e etc.
    O Brasil sempre "lucrou" levando garotos novos para uma copa do mundo, mesmo para não jogar. Ex: Leão (70 tinha 18 anos), Ronaldo (94 tinha 17 anos) e Kaká (2002 tinha 19 anos), todos viveram esta encubadora e foram grandes craques nacionais. Sem falar dos garotos que tiveram sua chance e aproveitaram muito bem. Rivelino (70), kleberson (2002) sem falar no maior de todos Pelé em 58.
    Por isso sou a favor de levar o Neymar, mesmo que seja para ganhar experiência.

    Grande beijo.

    ResponderExcluir
  9. Aline, é muito provável mesmo que Neymar esteja na Copa de 2014. A não ser que dê um jeito de não aproveitar as chances que terá.

    ResponderExcluir
  10. Joel, vulgo pai, vale lembrar que são 23 convocados, e não 25. Para mantermos um equilíbrio nas outras posições, o ataque deve se limitar a 4 jogadores entre esses 23, por isso acho que Neymar ainda não tem seu espaço.

    Talvez Ganso, pela falta de opções que temos na parte criativa do meio de campo, usando como gancho a máxima que diz "e se o Kaká se machucar". Mas Neymar é segundo atacante, temos Robinho e Nilmar que foram muito bem nos testes antes da Copa. Até você, que não gosta do Robinho, se rende ao aproveitamento dele em jogos decisivos pela seleção.

    Logo, é bom Neymar esperar mais um pouco. Vale ressaltar que ele dá pintas de "deslumbramento", tanto no caso polêmico do ônibus quanto em entrevistas e tudo mais. Se for para a Copa então, o tiro pode sair pela culatra.

    Beijos

    ResponderExcluir