Páginas

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

É nossa! E agora?


Acaba de ser anunciada, em Copenhague, a escolha do Rio de Janeiro como cidade-sede das Olimpíadas de 2016. Com 66 votos contra 32 de Madrid,a cidade conquista a tão sonhada chance. Com isso, seremos o primeiro país a sediar os dois maiores eventos do esporte mundial em sequência.

Tudo bonito, tudo legal, mas a hora de começar a trabalhar é já. Tanto as Olimpíadas quanto a Copa do Mundo servirão para mostrar ao mundo que somos um país com economia ascendente e capaz de organizar eventos de grande porte (o Pan 2007, de médio porte, foi indiscutivelmente um sucesso).

A fiscalização, tanto na evolução das obras quanto nos desvio do dinheiro usado para as mesmas, será fortíssima. O que mais tem por aí é gente torcendo o nariz. Alguns pontos como transporte público e controle da violência ainda são nebulosíssimos.

De toda maneira, a hora é de festejar. Ganhamos por merecimento, com um trabalho sério e preciso de propaganda e mobilização popular. Que venha Rio2016!

2 comentários:

  1. Estava lendo no globo.com que o orçamento previsto era de 24 bilhões de reais,ou algo perto disso.

    Vamos ver se vai haver faturamento nesse número,como houve no Pan de 2007.

    ResponderExcluir
  2. Acho que é uma oportunidade para o Brasil mostrar que pode organizar um evento desse porte sem as usuais manchas de atrasos e corrupção. É um desafio, mas tenho esperança. Vigilância é fundamental, e vai ser nossa essa tarefa, Luccas. Jornalismo vai ser essencial nesse processo. Estejamos juntos, de olho.
    Abraço!

    ResponderExcluir